quinta-feira, 24 de março de 2011

NanoSinapses - Animação digital, 2010


“NanoSinapses” trabalha em direção aos conceitos de cérebro artificial e de sinapses, relacionando superfícies do cérebro humano, por meio de pormenores, à superfície nano do ouro. Com o lado direito do cérebro “NanoSinapses” simula animações conexas ao código imagético do nanoouro.

Par a par com essas superfícies “NanoSinapses” reprograma um novo modo ficcionalmente sustentado pelos nanoespaços de significação, cuja memória se estabelece no procedimento de apropriação – das pesquisas da ciência, na tentativa de erguer esse “novo cérebro”.

Da mimese cometida, as sinapses copiam a condutividade cerebral, porém por meio das nanopartículas descobrem sinais desse novo transistor pesquisado pela Universidade de Lille na França e batizado com o nome de NOMFET – Nanoparticle Organic Memory Field-Effect Transistor. Essas nanopartículas de ouro simulam uma sinapse.
“NanoSinapses” evoca ligações entre duas diferentes topologias ao adentrar-se no campo da arte. A superfície adquirida por varredura eletrônica do ouro associa-se e se funde à superfície transdutora do cérebro, que por complexificação gera dispositivos de transmissão e informação, como topos metafórico de conexões.

Marta Strambi, 21 de março 2011.

http://mubenanoarte.wordpress.com/artistas/marta-strambi/

Nenhum comentário:

Postar um comentário